Logo da UBPFlor de lotus
Ogyen Kunzang Choling

O Budismo nasceu na Índia há 2500 anos com a Iluminação Espiritual do Príncipe Siddharta: O Buda Histórico (Buda Shakyamouni). No séc. VIII o Mestre Indiano Padmasambhava e o Abade Shanktarakshita introduziram o Budismo no Tibete, tendo a escola Nyingma derivado directamente desses primeiros ensinamentos. Até 1950 o Budismo floresceu no Tibete, assumindo uma forma particularmente completa e viva.

A Escola OKC é constituída por um conjunto de centros de estudo e prática do Budismo Tibetano Nyingma. Fundada em Darjeeling, na Índia, por Kyabjé Kangyur Rinpoche (Mestre muito venerado do Tibete Oriental), estabeleceu-se posteriormente no ocidente, sob o seu impulso. Assim, desde 1972, foram fundados vários centros (em Bruxelas, Lisboa e Tahiti ) e Mosteiros (Nyima Dzong em França e Humkara Dzong no Algarve).

Estes Centros foram criados pelo Lama Kunzang - discípulo de Kangyur Rinpoche - com os conselhos de Pema Wangyal Rinpoche, filho mais velho do Lama Fundador. Após o desaparecimento do Fundador, a OKC ficou sob a autoridade espiritual de Kyabje Dudjom Rinpoche e de Kyabje Dilgo Khyentsé Rinpoche (que faleceu em 1991). Presentemente, a escola está sob a autoridade de Kyabje Shechen Rabjam Rinpoche, neto e herdeiro espiritual de Dilgo Khyentsé Rinpoche e abade dos mosteiros de Shechen.

Os Objectivos da Escola são o ensino, a prática e a divulgação dos Ensinamentos Budistas segundo a tradição Tibetana, com visitas e Ensinamentos regulares de Lamas; a divulgação de actividades que contribuam para o bem estar e a evolução espiritual de todos os seres vivos (por exemplo a alimentação vegetariana); a construção de Mosteiros, Stupas e centros de Retiro; a colaboração com outros centros Budistas (particularmente com o Mosteiro de Shechen) e o sponsoring de crianças Tibetanas.

Notas gentilmente cedidas por J. Paulo Nunes

Actividades
Os nossos centros, e o centro de Lisboa em particular realizam as seguintes actividades:

Orações diárias
Semana: 7h15 e 21h30
Fim de Semana e Feriados: 9h e 21h30

Aulas de Yoga
As nossas aulas de yoga baseiam-se na prática da respiração associada com um conjunto de atitudes dinâmicas. Este método permite equilibrar as energias presentes no corpo e produz uma profunda relaxação. As atitudes praticadas na nossa escola foram escolhidas para desfazer os bloqueios energéticos característicos do estilo de vida ocidental.
Semana: 17hàs 20h
Quintas: 11h (para grávidas)

Aulas de Meditação
Existem muitas técnicas que se baseiam em shinê, a calma mental. A prática da calma mental consiste em focalizar o espírito num só ponto sem distracção mas sem tensão. Tradicionalmente escolhe-se o vai e vem da respiração. Esta concentração pacifica o espírito, cria uma abertura, um espaço e uma liberdade que permitem progressivamente o reconhecimento dos níveis mais profundos do espírito, objectivo último do Budismo. Terças, Quartas e Quintas: 20h

Seminários de introdução ao Budismo
O carácter não dogmático do Budismo e as noções de karma e de renascimento que ele propõe atraem cada vez mais pessoas no mundo de hoje. Por outro lado o Budismo é reconhecido como uma religião mas também como uma ciência do espírito e uma arte de viver podendo ser integrada na vida de todos os dias.
O centro organiza cursos de introdução ao Budismo sob a forma de seminários que se destinam a pessoas interessadas em conhecer as bases. O programa inclui uma introdução geral, um estudo da visão budista do mundo, a apresentação da noção de Refúgio e de Espírito de Iluminação, pontos chaves da via Budista.
Os seminários são dirigidos por Tsering Paldrön, praticante budista desde 1973. Tsering fez o tradicional retiro de três anos no Centro de Retiros de Chanteloube, no Sul de França, sob a direcção espiritual de Suas Santidades Dudjom Rinpoche e Dilgo Khyentse Rinpoche e de Tsetrul Pema Wangyal Rinpoche, tendo-se desde então consagrado ao ensino da prática e da filosofia budistas.

Estudo de textos Sagrados

Estudo da língua Tibetana

Ensinamentos de Mestres convidados

Serviço de refeições vegetarianas «Os Tibetanos»

Contactos
Rua do Salitre 117, 1250 Lisboa
t 213 142 038
f 213 524 076
lx@okc-net.org
www.okc-net.org

Humkara Dzong
Centro do Budismo Tibetano Nyingma
Malhão, Salir, 8100 Loulé
t 289 489 062




primeira voltar topo 2003-2004 © União Budista Portuguesa