Nos últimos dias temos assistido, nos vários canais de comunicação social, à polémica em torno da integridade de Sua Santidade o Dalai Lama.
Ao longo de toda a sua vida, Sua Santidade tem sido um exemplo de compaixão, bondade e altruísmo, inspirando um número incontável de pessoas por todo o mundo. Visitou também Portugal em 2001 e 2007, com eventos em Lisboa e Porto, tendo sido recebido no Santuário de Fátima e na Mesquita Central de Lisboa.
A União Budista Portuguesa teve a honra de participar da organização desses encontros, tendo assumido com Sua Santidade o compromisso de trabalhar para o diálogo inter-religioso, um dos seus principais compromissos. Estamos profundamente gratos não só pelos seus ensinamentos, como também pelo seu exemplo de integridade, coragem e resiliência face às muitas dificuldades que são inerentes à sua posição ao longo dos tempos.
Certas expressões próprias à sua cultura tibetana poderão parecer inapropriadas e melindrar e, nesse sentido, requerer uma salutar compreensão e esclarecimento. Sua Santidade o Dalai Lama é para nós um inquestionável defensor dos direitos humanos, de uma conduta ética e um exemplo vivo desses mesmos valores.
Fazemos orações para que Sua Santidade nos possa continuar a abençoar com a sua presença por muitos anos.
A Direcção da UBP