Notícias

Anúncios
Sua Santidade o Dalai Lama
2023.04.15

Nos últimos dias temos assistido, nos vários canais de comunicação social, à polémica em torno da integridade de Sua Santidade o Dalai Lama.


Ao longo de toda a sua vida, Sua Santidade tem sido um exemplo de compaixão, bondade e altruísmo, inspirando um número incontável de pessoas por todo o mundo. Visitou também Portugal em 2001 e 2007, com eventos em Lisboa e Porto, tendo sido recebido no Santuário de Fátima e na Mesquita Central de Lisboa.


A União Budista Portuguesa teve a honra de participar da organização desses encontros, tendo assumido com Sua Santidade o compromisso de trabalhar para o diálogo inter-religioso, um dos seus principais compromissos. Estamos profundamente gratos não só pelos seus ensinamentos, como também pelo seu exemplo de integridade, coragem e resiliência face às muitas dificuldades que são inerentes à sua posição ao longo dos tempos.


Certas expressões próprias à sua cultura tibetana poderão parecer inapropriadas e melindrar e, nesse sentido, requerer uma salutar compreensão e esclarecimento. Sua Santidade o Dalai Lama é para nós um inquestionável defensor dos direitos humanos, de uma conduta ética e um exemplo vivo desses mesmos valores.


Fazemos orações para que Sua Santidade nos possa continuar a abençoar com a sua presença por muitos anos.


A Direcção da UBP

SABER MAIS
Geral
Losar
2023.02.20
O QUE É O LOSAR?

É o feriado do Ano Novo Tibetano, e o mais importante no Tibete. Losar significa "ano novo". "Lo" significa "ano, idade"; "sar" significa "novo, fresco". É celebrado em Fevereiro, e o dia varia de acordo com o calendário lunar, pois o calendário tibetano é composto por doze meses lunares e o Losar começa no primeiro dia do primeiro mês. É celebrado durante quinze dias, com as principais celebrações nos primeiros três.


O QUE SE FAZ NO LOSAR?

Nos mosteiros, as celebrações começam no vigésimo nono dia do décimo segundo mês, no dia antes da véspera do Ano Novo Tibetano. Nesse dia, fazem um puja das divindades protetoras e começam os preparativos para as celebrações. Por exemplo, faz-se um macarrão especial chamado guthuk. As bolas de massa são dadas com vários ingredientes escondidos dentro. O que calhar é um espelho do carácter: Se encontrar pimenta, significa que se é falante. Se for ingredientes de cor branca como sal, lã ou arroz, é um bom sinal. Se for carvão significa que se está com o "coração negro". O último dia do ano é um dia de purificação e de preparação e acolhimento do Ano Novo. Durante o Losar, visitam-se os mosteiros e fazem-se oferendas. No primeiro dia as celebrações são reservadas à família. No segundo e terceiro dias visita-se e troca-se presentes com amigos e familiares distantes.


AS ORIGENS DO LOSAR

A celebração origina nos tempos em que os tibetanos praticavam a religião Bön, em que todos os invernos se realizava uma cerimónia espiritual em que as pessoas ofereciam grandes quantidades de incenso para agradar aos espíritos, divindades e protetores. Este festival evoluiu para outro que se crê ter origem durante o reinado do nono rei do Tibete. Diz-se que o festival começou quando uma velha mulher chamada Belma introduziu a medição do tempo com base nas fases da lua. Este festival teve lugar durante a floração das árvores de damasco da região de Lhokha Yarla Shampo no outono. Depois, tornou-se a festa tradicional dos agricultores, durante o período que as artes de cultivo, irrigação, refinação de ferro de minério e construção de pontes foram introduzidas pela primeira vez no Tibete. Mais tarde, quando os princípios da astrologia foram introduzidos, este festival tornou-se no Losar.

SABER MAIS
Geral
25 Anos da União Budista Portuguesa
2023.02.20

É de coração cheio que hoje comemoramos 25 anos de União Budista <3 o nosso maior agradecimento a todos os que até hoje contribuíram para o desenvolvimento do Budismo em Portugal!


Poderás ver o programa comemorativo aqui: https://www.rtp.pt/play/p50/e624595/a-fe-dos-homens/1058988

SABER MAIS
Geral
Falecimento do Venerável Mestre Hsing Yun
2023.02.20

O Ven. Mestre Hsing Yun, fundador da Ordem Fo Guang Shan (Montanha da Luz de Buda), faleceu aos 97 anos de idade, a 5 de Fevereiro de 2023 às 17 horas (hora de Taiwan), durante a recitação solene do nome do Buda no Templo de Fo Guang Shan. É com tristeza que lamentamos a perda de um Mestre Budista tão eminente, e aspiramos pelo seu rápido renascimento neste mundo.


O Venerável Mestre Hsing Yun dedicou a sua vida à propagação do budismo humanista e à realização da Terra Pura Fo Guang. Foi também o 48.º patriarca da escola Ch'an do budismo chinês. Proeminente monge budista e calígrafo, foi muito respeitado pelo trabalho humanitário que desenvolveu em todo o mundo, pela sua Caligrafia de Traço Único e pela sua facilidade em ensinar o Dharma.


Nos últimos 56 anos desde a fundação de Fo Guang Shan, estabeleceu mais de 300 templos em todo o mundo e fundou cinco universidades em Taiwan, EUA, Austrália e Filipinas, bem como a Associação Internacional Buddha's Light (BLIA) com milhões de membros, com representação também em Portugal. Inúmeras pessoas têm beneficiado da sua atividade compassiva.

Veja o artigo completo aqui.


A vida do Venerável Mestre Hsing Yun é resumida no verso seguinte:

Com o coração cheio de compaixão e de votos para salvar os outros,

O meu corpo é como o oceano do Dharma, sem restrições;

Deveria perguntar o que é que eu consegui nesta vida?

Paz e felicidade brilham agora sobre os cinco continentes.


Conforme o desejo do Mestre, a BLIA encontra-se a recitar Namo Buda Shakyamuni (Namo Shi Jia Mo Ni Fo). Convidamos todos a juntar-se na leitura das orações e recitar aqui.

SABER MAIS
<<
<
1
>
>>
Subscreva a nossa newsletter
Encontre-nos
Av. 5 de Outubro, 122, 8º esq.
1050-061 Lisboa
Portugal
Donativos
Pode doar para o IBAN: PT50 0033 0000 45687392075 05.
Se quiser saber mais, visite este link.
Contacte-nos
Tel.: +351 935080158
Email: mail@uniaobudista.pt

O nosso tempo de resposta pode demorar. Gratos pela compreensão. Convites e pedidos de presença: Mín. 10 dias úteis antes do evento.
Horário de atendimento:
3ª das 18h15 às 20h15
4ª das 10h às 12h
6ª das 16h às 18h (telefónico)
União Budista Portuguesa
© 2023 UBP. All rights reserved. Design by Moixo.