Logo da UBPFlor de lotus
união actividades dharma notícias sangha contactos
budismo meditação yoga hora do conto agenda
Zen Shiatsu: o Toque Terapêutico
6 e 7 de Novembro de 2010, 10-13h e 15-18h
av 5 de Out, 122, 8º esq, Lisboa Sede da UBP
por Luísa Martins

Workshop

Zen Shiatsu: o toque terapêutico

O Shiatsu é uma terapia tradicional japonesa cujo método consiste na aplicação de pressão sobre o corpo utilizando os polegares, dedos, palmas das mãos e cotovelos, de forma profunda e suave, e em alongamentos.

No Zen Shiatsu os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais do ser humano consideram-se interligados por uma rede de canais (meridianos) pela qual circula a energia Qi ou força vital ; integra princípios das tradições zen budista e taoista focando no aqui e agora, na simplicidade, desapego, compaixão, confiança, aceitação e na capacidade de mudança e despertar.

Do ponto de vista ocidental, o Zen Shiatsu actua directamente no sistema nervoso autónomo através da acção relaxante do toque e da pressão criando ajustamentos ao nível da actividade celular, da química corporal e do alinhamento estrutural.

Objectivos do workshop
Através dos princípios básicos da prática do Zen Shiatsu, contactar com as dimensões profundas da nossa energia e sabedoria inatas tanto para cuidar de nós próprios como de outros.

Do programa constarão
- Exercícios de Do In e auto-shiatsu
- Componentes filosóficas e práticas do Zen Shiatsu:
• O TAO e o Yin/Yang
• O Qi (força vital) e os meridianos
• A respiração e o hara
• A meditação
• O coração e o toque
• Princípios de aplicação da pressão
• O efeito do toque e da pressão sobre o Sistema Nervoso
• O kyo e o jitsu
• Aplicação de técnicas para os ombros, omoplatas, costas, pernas e pés, com o receptor deitado em posição decubito ventral (deitado de barriga para baixo)

Será entregue uma sebenta e certificado de frequência.

Este workshop poderá ter continuação para mais desenvolvimentos e técnicas, a organizar posteriormente.

Destinatários: Todos os que se interessam em aprofundar a experiência energética e espiritual do corpo através de meios naturais e simples, num espírito de dádiva, entusiasmo e tranquilidade, consigo próprio e com os outros.

Nº mínimo de participantes: 8
Nº máximo de participantes: 14
Material a trazer: uma mantinha e uma almofada; caderno para tomar notas
Vestuário: Calças e camisola confortáveis, permitindo movimentos amplos.

Local | União Budista Portuguesa, Av. 5 de Outubro, nº 122, 8º esq, 1050-61 Lisboa
Telefone: 213 634 363, 21 363 0850
e-mail: sede@uniaobudista.pt
website: www.uniaobudista.pt

O Blog da UBP:
http://www.uniaobudistaportuguesa.blogspot.com/

Contacto da Professora: luisa.sousamartins@gmail.com

Investimento | 120 Euros
( inclui o Workshop e 1 sessão de revisão e prática das técnicas, em data a combinar com os participantes ) Nota: Inscrições na União Budista. No acto de inscrição deverá efectuar o pagamento de pelo menos 50% do investimento total.
O NIB para o pagamento da inscrição: 00 33 0000000 1494489387 (a conta é do Banco Millennium)
Inscrições até até 29 de Outubro 2010

Luísa Martins:
é Terapeuta de Shiatsu, formada pela Escola Internacional de Shiatsu. É professora na Escola de Shiatsu de Portugal, afiliada da Escola Internacional de Shiatsu da Suíça.



MAIS ACTIVIDADES
OUTRAS ACTIVIDADES
Zen Shiatsu: o Toque Terapêutico
ALTAR DO CORAÇÃO | RELÍQUIAS DO BUDA
CURSO DE MEDITAÇÃO BUDISTA (introdução)
CURSO DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA E À CULTURA BUDISTA 2010-2011
CURSO DE EDUCAÇÃO PARENTAL
primeira voltar topo 2003-2004 © União Budista Portuguesa